terça-feira, 24 de novembro de 2009

O desafio de educar!



A Educação profissional na modalidade educação básica tem-me enriquecido cotidianamente! O contato com adolescentes e adultos me desafia e sempre tenho necessidade de refletir, ressignificar, construir, desconstruir e reconstruir conceitos e crenças... O desafio se estende quando tenho que planejar as aulas para que sejam participativas, motivacionais e efetivem a aprendizagem. Minha criatividade e habilidades pedagógicas e intelectuais são testadas em cada aula e a autonomia e acompanhamento pedagógico são essenciais para que as aulas cumpram seus objetivos finais (dinamismo, debate, intervenção, tempestade de ideias, discussões, aprendizagem).
Meu desejo de uma educação para além dos conteúdos sistematizados se realiza quando avalio e percebo que os conhecimentos orientados, trocados e ressignificados na sala de aula contribuem para a vida deles. Este é meu sonho, que a educação vá além dos muros da escola e que oriente a vida desses atores sociais que contribuem diariamente para as mudanças que ocorrem na sociedade. Uma educação que efetive a criticidade, conquiste a consciência e cultive a cidadania, que eles a percebam como alternativa emancipadora.
Nossas aulas de Sociologia e Filosofia são sempre muito dinâmicas! Utilizamos os mais diversos materiais (textos, vídeos, atividades individuais e em grupo, questões norteadora que alimente uma discussão...) e recriamos metodologias que se adequem a realidade de cada sala de aula para que a aula não perca o sentido e cumpra o seu objetivo final: efetivação da aprendizagem para o enriquecimento intelectual, social e cultural.
Nossos laços de amizade, respeito e confiança vem se construindo semanalmente assim, a aprendizagem acontece de maneira espontânea, processual, prazerosa e enriquecedora! Normalmente as aulas são muitos participativas, questionadoras, reflexivas... Muitas vezes desafiadora, já que o contexto educacional é muito heterogêneo, mas este vem sendo superado pelo compromisso, responsabilidade e autonomia do corpo docente.
A foto revela o momento final da dinâmica de encerramento do semestre, onde a professora distribuiu as fichas aleatoriamente. Em cada ficha havia uma foto e um adjetivo onde eles teriam que escolher um outro colega para entregá-lo. Foi um momento muito gratificante e enriquecedor!!
São esses momentos que fortalecem minha atividade profissional!

4 comentários:

  1. você sim Florzinha marcou nosso 2º semestre!!! Pode ter certeza q o carinho q a turma de tele 2008.2 te ama muitão! Felicidades tuudo de bom profa =D beeeeeijoo [Ávilah'Gomes]

    ResponderExcluir
  2. se marcou viu Floor' *---*
    você fez a diferença em nosso semestre e nós agradecemos por ter o prazer de termos sidos seus alunos e falo por todos que estamos felizes em ver a nosso foto aqui. NOSSA FLORZINHA (L)' muitas saudades :/'

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas mensagens carinhosas, mas se não fossem voces, meu trabalho não estaria completo!
    Beijão.

    ResponderExcluir