terça-feira, 24 de novembro de 2009

Fortalecendo a formação docente!







Na escola da rede municipal em Sobral - Ce onde estive como coordenadora pedagógica, trabalhei o filme "Escritores da Liberdade" com o grupo de docentes a fim de fomentar uma discussão acerca do comportamento de alguns no ambiente escolar e repensar nossa prática enquanto educadores seja em escolas públicas ou particulares. Trata-se de um desafio fundamentado em parâmetros que versam sobre a postura e a ação do educador.
O desafio assumido pela professora do filme nos serve de exemplo, reflexão e conscientização para quebrarmos alguns paradigmas que alimentam, disseminam e classificam essas atitudes preconceituosas e descrentes em relação aos educandos.
Os gestores daquela escola contribuiram para disseminar o preconceito, a separação das raças e classificar entre os que podiam e os que não chegariam a nenhum lugar. A educação em si pode ser repensada de maneiras diversas, sobretudo quando se leva em consideração atuais desafios pedagógicos postos pelas novas tecnologias ao educar, tendo em vista que as mudanças na sociedade levam a alterações sobre o homem e seu respectivo modo de vida, a educação a escola e o docente precisam acompanhar e se adaptar a novos contextos.
Justamente a educação deve dar instrumentos às pessoas para que essas sejam capazes e agir sobre o mundo e ao mesmo tempo possam compreender a ação exercida. A escola não deve ser a transmissora de um saber acabado e definitivo, ela não pode se limitar a transmitir o saber, mas deve ser um local onde se possibilita a crítica e a recriação do saber. E os professores têm um papel fundamental nisso. E por isso também é tão importante refletir sobre os sentidos da educação.



Como trabalhar as situações de exclusão no contexto educacional? Qual o papel dos docentes e gestão para desconstruir preconceitos?
A escola deve reunir os pais, alunos e comunidade e fazê-los repensar sua prática preconceituosa, visto que a escola deve ser um espaço acolhedor, sociável, que permita a possibilidade de trocas, construção e reconstrução de saberes e que estes, devem ser enriquecidos pelas diferenças e sustentados pelas diversidades. Ela deve promover oficinas que objetivem a conscientização e reflexão dos mesmos em um mundo em que possam mudar a realidade em que vivem e os façam perceber a escola como este espaço de mudança e crescimento para que eles quebrem seus paradigmas e não continuem segregando e discriminando, mas que cultivem a alteridade e construam novas formas de comportamento.



“É por isso que se pode definir a Filosofia da Educação como o esforço para o desvendamento/construção do sentido da educação no contexto do sentido da existência humana, em sua totalidade.”



Antônio Joaquim Severino

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