quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Modernidade, Desenvolvimento e Capitalismo

Visualizando o trecho do filme Tempos Modernos vamos fazer uma reflexão acerca das temáticas: Modernidade, Desenvolvimento e Capitalismo? É interessante utilizarmos os conceitos estudados e desenvolvidos por Karl Marx (alienação, ideologia, relações de classes, mais-valia, utopias, dependência social e capitalismo). É importante lembrar que a Sociologia enquanto ciência nasce nessa mesma época para tentar suprir as vulnerabilidades sociais existentes e ressignificadas.

Vamos pensar? Dê sua contribuição! Dúvidas, questionamentos e incertezas devem fazer parte da nossa reflexão.
Bom trabalho a todos!
Abraços,
Profa. Cydnara Ximenes

47 comentários:

  1. Tempos Modernos


    Tempos Modernos mostra o desemprego maciço, e coincide com o desenvolvimento da automação. Não muito diferente daquela época, hoje: pobreza,
    desemprego, intolerância, dificuldades econômicas e etc. De repente o stres começa
    nessa época, em função de um trabalho monótono e em série, onde o trabalhador não
    conhece todo sistema de montagem.
    Tempos Modernos que se refere os séc. XX, facilmente consegue ser
    Comparado com o séc. XXI.
    Há possibilidade do Socialismo sobreviver diante do Capitalismo? Quem, que antes não trabalhava e hoje ganha bem, quer voltar para a miséria? Qual mãe quer ter um filho mendigo?
    O Socialismo seria uma excelente solução para a Humanidade, mais, infelizmente, que detém o poder não quer abrir mão das regalias, conforto, qualidade de vida, em prol de uma igualdade de condições. Isso é do próprio ser uma, ter e cada vez mais ter.











    Sairon Zacarias Silva de Oliveira
    Telecomunicações-noturno EJA

    ResponderExcluir
  2. 1.RESUMO QUE FIZ DO FILME: Tempos modernos, retrata a interligação da vida com um relógio. O tempo marca a vida de operários de uma fábrica onde se desenvolve boa parte da ação. Nota-se a pressa em mostrar que a responsabilidade de massificação do proletariado corresponde ao processo de desumanização imposto pela máquina. Em Tempos Modernos, Carlitos é um trabalhador da fábrica, em uma linha de montagem.
    2.O PONTO DE VISTA DO CAPITALISMO,ENTRE EMPREGADOR E EMPREGADO
    O filme nos mostra como os patrões do capitalismo são gananciosos pensando sempre em ter,explorando a mão de obra da classe trabalhadora,que tem que trabalhar muito e rápido pra satisfazer a vontade do grandes burgueses que visam sempre o lucro enquanto o coitado do empregado não tem nem sequer o direito de coçar-se pra não atrasar o ritmo da linha de produção.Bem pra otimizar o serviço,os grandes empresários também querem sempre aumentar a produção usando tecnologia mais avançada,e diminuir o tempo gasto até pra se alimentar ,no filme vemos como uma tecnologia pode diminuir o tempo gasto no almoço,empurrando a comida goela abaixo e limpando ao mesmo tempo a boca do empregado.Mesmo que o empregado fique louco,com a rapidez exigida pelo empregador,que vigia seus empregados com câmeras.
    No mundo capitalista,o patrão tem: a mão de obra,a matéria-prima e a maquinaria.O patrão capitalista usa a tecnologia mais moderna(as maquinas)pra que se gaste menos tempo entre a montagem de uma peça e outra(que ele adquire por um valor tal),a matéria-prima que é usada pra fabricar o produto(ele paga um valor Y),o empregado além de ganhar o mínimo,trabalha X tempos(no Brasil 8 horas,sem falar nas horas extras),o patrão deseja que nesse tempo,produza-se o dobro,e assim pode compensar todos os gastos explorando o empregado assalariado.
    Os meios de produção vão avançado com o tempo,e assim o patrão pode comprar maquinas cada vez mais rápidas ,comprar as matérias primas melhores e recentes aumentando a qualidade do produto e acompanhado a mudança dos tempos,assim ele pode continuar fazendo o empregado trabalhar mais, pelo mesmo e sempre empregando aquele cidadão carente,na base da pirâmide social,onde estão a grande maioria.



    Gilson Pereira da Silva
    Telecomunicações S2 - noturno-eja

    ResponderExcluir
  3. Sobre Alienação...
    voce vai perceber no filme que o ritmo de apertar parafusos não é nada espontanêo. charles chaplin pode parecer engraçado, mas mostra o retrato do homem moderno, que vive com salários mínimos, com total lucro para o industrial.
    voce pode ver também a alienação do homem quando este não para, a fim de questionar a sociedade em que vive e questionar-se a si próprio. Por que?
    Simples: não sobra tempo para isso, pois o trabalho em ritmo acelerado não possibilita que isso ocorra. Isso se chama sociedade capitalista...
    O trabalho, que segundo Marx deveria ser fonte de realização para os seres humanos, transforma-se em uma atividade alienante, tediosa, penosa; e isso fica explicito em uma fala do vagabundo: “Teremos uma casa, nem que eu tenha que trabalhar por ela!”.
    O que mais me chamou Atenção:
    Já nas primeiras cenas do filme, há uma sobreposição de imagens: um rebanho de ovelhas é sobreposto pela imagem de um grupo de trabalhadores saindo de uma estação de metrô e se dirigindo as industrias. Da mesma forma como as ovelhas são animais famosos pela docilidade, os trabalhadores também o são, obedecendo de forma doce e pacifica as estruturas hierárquicas da sociedade industrial.
    Diana Virgínia Saraiva Moura
    telecomunicação S2 noite

    ResponderExcluir
  4. O FILME TEMPOS_MODERNOS: O filme se divide em dois tempos, em que a figura central do filme é Carlitos,que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme focaliza a vida do homem na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É sem dúvidas uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas".
    Já em sua Segunda parte do filme pudi perceber o tratamento das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para burguesia. Cenas como a que Carlitos e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e sua namorada encontram-se numa loja de departamento, ilustram bem essas questões.

    REFLEXÃO: Muito boa a reflexão que nosso amigo Sairon nos traz em seu comentário logo acima: "Há possibilidade do Socialismo sobreviver diante do Capitalismo? Quem, que antes não trabalhava e hoje ganha bem, quer voltar para a miséria? Qual mãe quer ter um filho mendigo? "
    São esses os questionamentos que devemos trazer para os tempos de hoje. Pois, pode-se concluir que pelas diferenças dos dois sistemas econômicos, que ambos proporcionam vantagens e desvantagens. Ou seja, enquanto um enriquece o outro empobrece. O Capitalismo atual na maioria dos países tem a democracia, que dá direito de escolha ao povo, mas quando se trata de mercado, o governo é quem toma as decisões finais, e às vezes não possibilita crescimento para uma parcela da sociedade. No Socialismo só a teoria é boa, porque na prática as pessoas são totalmente diferentes, ou seja, cada uma com os seus anseios, sonhos numa perspectiva diferente dos demais. Fica o questionamento : Capitalismo ou Socialismo ? Que sistema econômico seria bom para os tempos de hoje ?

    Francisco Robert Rodrigues Nogueira
    Telecomunicações – EJA – Noite – S2

    ResponderExcluir
  5. 1) Há possibilidade do Socialismo sobreviver diante do Capitalismo?

    Não, por mais estudo que seja efetuado sobre o socialismo e o capitalismo, o capitalismo sempre falará mais alto, pois o dinheiro é o sentido da vida da maioria das pessoas.
    Em um trecho do filme" TEMPOS MODERNO " mostra exatamente isso.
    Cena: quando o patrão capilatista, manda acelerar o ritmo da produção, sem se importar com os funcionários, o objetivo era conseguir que a produção dobrasse e ele obtivesse o LUCRO.

    2) Quem, que antes não trabalhava e hoje ganha bem, quer voltar para a miséria?

    Ninguém, a miséria é a pior coisa que existe, a pessoa não ter onde dormir, não ter nada para comer, roupas, é triste. E quem consegue sair desta vida, agarra com unhas e dentes a oportunidade, buscando sempre o crescimento.
    No filme tem vários trechos que faz lembrar esta situação, uma delas, é quando Chaplin esta na prisão, lá ele tem suas refeições garantidas, cama para dormir, um teto, roupas limpas, certo conforto, quando ele foi solto e se viu sozinho no mundo, sem emprego, sem comida, sem lugar para ficar, qual foi a primeira reação dele? Voltar para o conforto ( prisão ) ele não queria ficar na miséria.

    3) Qual mãe quer ter um filho mendigo?

    Nem uma, ela passa por necessidades, batalha dia e noite para que o filho não passe fome, procura colocá-lo em uma escola, mostra o caminho certo da vida.
    No filme tem uma cena que mim comoveu e que mim levou a pensar nesse tema. Foi quando um pai de três meninas ficou desempregado, ele ficou triste, preocupado, pensativo, pois não queria que suas filhas passassem necessidades.

    Conclusão: este filme apesar dele retratar o capitalismo do século XX, é como se estivéssemos vendo a nossa própria realidade, o desemprego, a fome, a miséria, a violência, o roubo, as empresas explorando os funcionários em busca do LUCRO.

    ResponderExcluir
  6. O filme: Tempos Modernos, é um filme que em 1936 mostrou uma realidade vivida por muitos nos dias de hoje. Trechos do filme mostram muito do nosso cotidiano, como por exemplo, temos a necessidade de sobreviver o que nos leva a passar horas e horas, dia a dia trabalhando para receber por mês o que nós produzimos em alguns casos em menos de uma semana, com essa visão o capitalismo se torna vilão, porem, quando nos contam histórias de pessoas que começaram do zero e atingiram um nível de status agradável o capitalismo se transforma em motivação para nós. O fato é que, para qualquer que seja o sistema funcionar com perfeição só dependerá da educação das pessoas envolvidas no sistema. Imagine um sistema capitalista em que todas as pessoas são honestas e justas pensam não só em si mas no próximo também, qualquer que fossem suas regras ele funcionaria, já se você imaginar um sistema capitalista perfeito onde todos ganham pelo que produzem, mas as pessoas são desonestas e ambiciosas esse sistema será corrompido e sofrera mudanças até entrar em colapso.Devemos investir na maquina mais poderosa do mundo, "o homem".
    CRISTIANO PARENTE DE SOUSA.
    EJA TELECOM. S2

    ResponderExcluir
  7. REFLEXÃO: sobre o filme Tempos modernos
    se passa numa sociedade em fase de evolução sendo que a modernidade em si não é evolucionária, evoluem todas as sociedades, mas uma forma específica de vida social que se originou na Europa e tem se desenvolvido como um sistema global complexo.a modernidade toma diferentes formas,a revoluç]ao industrial vem com o avanço do poder,e a sociedade não acustomada com maquinas e motores ficavam assustados,nota-se uma relação empregado e empregador com, a visão piramide de cima para baixo,visualizando o trabalho como fonte de renda e um produto a ser comercializado..nas bases sociais.
    A MERCADORIA E O CAPITAL:
    acredito ser duas das formas sociais que estruturam o capitalismo, a sociedade com constante mudança e transformação, a critica de marx ao capitalismo é que o trabalho no capitalismo desempenha um papel especifico, crítica à exploração e ao modo burguês de distribuição do tipo mercado e propriedade privada,Quando Marx discute a produção baseada no valor, ele a descreve como um modo de produção cujo "pressuposto é - e permanece sendo - a quantidade de tempo de trabalho direto, a quantidade de trabalho empregado, como o fator determinante da produção de riqueza. O valor é uma forma social que expressa o, e está baseada no, dispêndio de tempo de trabalho direto
    no filme tempos modernos vê-se a intolerância clara dos patrões,pouca hora de almoço e uma longa jornada de trabalho, e se o mundo se desenvolve e se estrutura em maquinas chega-se em momentos de parar e pensar a mão de obra torna-se quase desnecessária,apenas profissionais qualificados e aptos a operar é que podem desfrutar de um trabalho.então é percebivél o contraste historico na sociedade que tem muito fica com mais e quem tem pouco apenas fica com nada,o sonho do proletariado torna-se distante e cabem numa caxinha,o fato é que cansado o homem luta vai atrás de suas conquistas.
    no mundo de hoje com avanço tecnologico ao que o homem cria e recria como será de fato nosssa adaptação?

    Samara reis
    s2 telecom

    ResponderExcluir
  8. Há vários momentos no filme em que podemos constatar criticas ao capitalismo. Logo no inicio já é deixado claro o objetivo do mesmo quanto aos trabalhadores saindo de um metrô sendo comparados a um rebanho de ovelhas. Podemos notar claramente o conceito de “alienação” de Marx na cena em que Chaplin realiza o trabalho mecânico e repetitivo de apertar parafusos. Outro conceito observado logo de início é a mais-valia, quando o dono da empresa aceita fazer testes com uma “maquina de alimentar” com o intuito de acabar com o horário do almoço para que as horas trabalhadas aumentem. Utopias... A cena que mais se enquadra nesse conceito seria a que ele imagina uma vida confortável junto da amiga sentado na calçada assistido a um casal se despedir.
    É de se esperar que uma idéia como o Socialismo nasça em um momento como aquele, em que as pessoas são injustiçadas e exploradas pelos patrões, sofrem com o desemprego e a fome... O Socialismo pregava a justiça e dizia que todos mereciam ter uma vida confortável. Sou a favor do Socialismo, mas sei que é utopia. Um sistema assim não conseguiria se manter, pois a sociedade é mantida pela ambição humana. Além disso, podemos ver o quanto o capitalismo se desenvolveu. Os dois têm suas qualidades e defeitos, então seria uma boa idéia fazer uma média dos dois implantando idéias socialistas no capitalismo atual.
    O que me assusta é o fato das pessoas estarem tão voltadas pra si e para seus ganhos que deixaram de lado o que realmente importa. Hoje é possível se corromper o caráter de alguém, ou até cobrir a verdade apenas com dinheiro. Não nos preocupamos com o bem de todos e sim com o próprio bem e ainda por cima sem se importar como esse conforto será alcançado: de forma digna ou não. Onde está o nosso lado humano? Há quanto tempo estamos trabalhando pelo salário no final do mês e não pelos benefícios que ele trará para as pessoas?

    Sofia Vasconcelos – P8 Edificações

    ResponderExcluir
  9. Filme de 1931,descreve fielmente uma sociedade capitalista onde os "burgueses" visam apenas os lucros não levando em consideração as limitações de seus funcionários expondo-o a cargas horárias abusivas.Chaplin retrata isso com perfeição quando seu personagem Carlito sofre um colapso nervoso devido a pressão que era submetido.Nessa época o que os patrões desejavam mesmo eram transformar seus funcionários em maquinas, aumentando assim sua produtividade e conseqüentemente seus lucros. MODERNIDADE...
    Vivemos uma era em que temos que estar sempre atualizados se não seremos devorados pelo sistema capitalista. Tornando-nos assim vitimas de nossas próprias invenções. DESENVOLVIMENTO...
    O desenvolvimento industrial "capitalismo-moderno" começou com a revolução na Inglaterra na metade do sec.XXIII desde então o ser humano vem aprimorando suas técnicas industrias visando sempre a lucratividade das empresas.
    CAPITALISMO...
    Sistema econômico caracterizado pela propriedade privada onde se tem duas classes bem divididas:
    PATRÃO: Dono da empresa , quem detem o poder "centralizado", visando unicamente o lucro e bem estar pessoal.
    PROLETARIADO: Empregado, quem faz praticamente todo serviço pesado, não é reconhecido pelo seu bom desempenho dentro da organização e quase sempre é mal remunerado.
    Concluindo o filme fala do desenvolvimento socioeconômico na década de 30 onde quem não evoluiu junto com a sociedade foi simplesmente esquecido por Ela.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. A modernidade gerou o surgimento das máquinas, onde cada vez mais foram aperfeiçoadas provocando o seu desenvolvimento, substituindo as ferramentas de trabalho pelas máquinas. A máquina passou a tomar o lugar dos homens. O filme tempos modernos aborda cenas onde mostram claramente o trabalhador sendo utilizado para executar apenas uma tarefa, onde não é utilizada a sua capacidade de pensar. Marx define o conceito de alienação, sendo a separação dos meios de produção, quando o trabalhador não mais projeta ou concebe aquilo que vai executar,ou seja, ele não sabe mais executar todas as etapas da produção de um produto. A classe dominante fazia uma mascara da realidade beneficiando seus interesses. Ao desenvolver a separação dos meios de produção, a classe dominante tinha o objetivo de impossibilitar os trabalhadores de ter um conhecimento geral da produção, fazendo com que os tornem dependentes da indústria para executar o seu trabalho. Nesse aspecto acontece o que Karl Marx definia como a teoria a respeito da ideologia.
    O conceito de mais-valia e recordado no filme, quando o proprietário da industria pede para aumentar a velocidade das máquinas, pois assim irá obter mais lucro.
    Tempos modernos em cena de manifestação de operários, mostra que eles são repreendidos pela classe dominante, que tinham o objetivo de manter sempre o controle da sociedade. As classes sócias surgiram a partir do capitalismo – desenvolvimento em função do capital. A relação dessas classes acontece da seguinte maneira: Classe dominante se ver superior a outra classe, se sentindo no direito de mandar; Classe dominada se sente obrigada a obedecer em troca de um salário, que muitas vezes não é o suficiente para suas necessidades.
    Cenas mostram que o capitalismo é um sistema imposto pelos próprios homens, em que deve ser seguido ou é passado para trás. E que o capitalismo gera conseqüências como roubo, por não beneficiar a todos.

    Elany Viana- Edificações P8

    ResponderExcluir
  16. O filme dá foco em uma sociedade onde tudo está ligado ao capitalismo. As expressões das pessoas, o modo como elas se relacionam, o meio onde elas vivem, pessoas se submetendo a viver em um sistema onde não proporcionam nada ao seu favor, as péssimas condições de sobrevivência, sem propósitos de futuro, se igualando a qualquer tipo de animal. Observamos que não ocorre muito diferença com o que vivemos hoje. Uma sociedade totalmente cruel, onde tudo está relacionado ao dinheiro, que o valor que você tem, é o que você tem no seu bolso, dentre outras coisas. O sistema é algo tão monstruoso, que ele não leva em consideração o que pode ocorrer diante dos seus interesses, a situação do trabalho pouco importa, como observamos no filme, os operários viviam em condições precárias, em um sistema onde ficavam tão alienadas pelo fato de agirem repetidamente em uma mesma função e não importava isso ao patão ele queria apenas ganhar o seu LUCRO. Apoio Sofia quando ela comenta que devia ter uma junção entre os dois sistemas, apesar dos dois terem suas qualidades e seus defeitos. Seria possível hoje existir essa união? Em minha opinião, um pouco difícil na verdade.

    Angélica Soares - P8 EDIFICAÇÕES

    ResponderExcluir
  17. Olá meus queridos alunos!!
    Até agora gostei bastante das considerações feitas por vocês, principalmente das reflexões suscitadas pelos alunos Sairon e Robert (TELE) e Sofia (EDIFI). Há muito o que se pensar e questionar acerca deste capitalismo 'selvagem' e principalmente no seu caráter excludente... Onde está nosso lado humano? Edgar Morin na Teoria da Complexidade diz que hoje vivemos na ERA da INCERTEZA e como comparar esta nova era a todas as elucubrações que Marx faz no século XX e que estão muito presentes ainda hoje?
    Boas reflexões e discussões.
    Abraços virtuais,
    Profa. Cydnara Ximenes

    ResponderExcluir
  18. Tempos Moderno é um filme com o famoso e eterno Charles Chaplin em que o seu personagem é muito divertido, o filme mostra de forma engraçada o personagem tentando sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado.
    O filme quis passar uma mensagem social, em relação ao Capitalismo, cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente ilustrando a forma do Capitalismo, e nada parece escapar: exploração do ser humano no trabalho, máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a pobreza. Em meio a essa confusão na sociedade ainda surge o amor, sinal que ainda há esperança para uma vida melhor, O amor surge entre o homem trabalhador e a moça que tentar sobreviver nas ruas.
    Em Relação ao pensamento de Karl Marx o filme ilustra bem e de forma engraçada o que ele quis passar para a sociedade sobre o capitalismo.
    Victor Clistenes IFCE-Telecomunicações-eja, turno noturno, semestre:S2

    ResponderExcluir
  19. Sobre o filme Tempos Modernos:
    Já como foi citado acima, o filme mostra muito bem a alienação imposta ao empregado pelo patrão. No sentido de sempre de aumentar seu lucro o patrão usa de artifícios q de tanta ocupação de seu empregado às vezes acaba passando despercebido. Aumentando a velocidade de produção, tentado ao máximo diminuir e agilizar ate mesmo no horário de almoço ( possível perceber na cena da ''engenhoca criada'' para servir aos funcionários só de está sentado ).No capitalismo a relação patrão empregado é sim uma relação de exploração, mas são características do próprio sistema ou você caro leitor acha bem q o patrão vai ter lucro pagando ao funcionário somente o que ele produzir ? lógico e evidente que não.

    É importante também citar a preocupação do empregado ao ver que esta sendo trocado por maquinas, isso faz com que só as pessoas com mais experiência nas novas maquinas fiquem pra manuseá-las, ou seja, na nossa sociedade, a mesma capitalista, mesmo com um bom emprego ganhando bem nos temos quer ir atrás de tentar sempre descobrir coisas novas pra que ao invés de ir ficando de lado você possa cada vez mais crescer no meio profissional.

    Capitalismo x Socialismo:
    O Socialismo segundo Marx ‘’existe uma relação entre patrão e empregado, uma relação de alienação mostrando que a industrialização, a propriedade privada e o assalariamento separam o trabalhador do meio de produção que se tornaram propriedade privada do capitalista’’. Na visão dele os empregados se tornavam propriedade direta do capitalista, sendo assim alienado, ou seja, passando a não perceber que tava sendo explorado de forma explicita. Por mais difícil que seja ( como foi pra ele ) de aceitar e entender esse tipo de sociedade é notável que hoje no mundo nenhuma sociedade adotou o socialismo, tentarem mas não adotaram. Hoje existe o comunismo q tem alguns ideais muito semelhantes.por mais fácil que parece na teoria o socialismo é algo muito difícil de ser praticado, e uma questão importante, ser INTERPRETADO DE FORMA CORRETA.

    Considerações finais:
    Na atualidade mundial em que vivemos é quase impossível chegarmos a qualquer país que seja e adotar o socialismo, pois quase toda a sociedade não aceita o mesmo, e um dos pontos principais pra que isso não ocorra é a comodidade e a forma como fomos colonizados, nos impede diretamente a praticar um ato de socializar.

    E só pra colocar uma observação minha: lembro-me que em uma das nossas aulas numa outra sala um aluno disse: ‘’Mas aqui no Brasil é diferente dos EUA porque no momento que eles estão inconformados com o capitalismo os mesmos param a produção e fazem greve. Vão as ruas e lutam pelo seus ideais’’. Não vou agir com hipocrisia e dizer que não somos acomodados, mais não se pode comparar duas nações completamente diferentes simplesmente porque adota um sistema econômico semelhante, pois isso seria um absurdo.



    Paulo Bruno Barbosa de Freitas
    Telecomunicações – noite – S2 – EJA

    ResponderExcluir
  20. O filme Tempos Modernos retrata a história de um operário diante do sistema Capitalista, o filme mostra aflição do atual operário, lançado ao desemprego pela mecanização estúpida das fábricas. O filme mostra o quanto o sistema Capitalista é desfavorável e cruel para as pessoas pobres marginalizadas, e o quanto é favorável aos donos de empresas, pois quanto mais os pobres ficam pobres, mais os ricos e arrogantes ficam cada vez mais ricos.
    Natália Maia -Telecomunicações-eja

    ResponderExcluir
  21. No filme Tempos Modernos, ele denuncia a forma que é tratado o proletariado, “em relação a teoria marxista”, e aos burgueses que “exploravam” cada vez mais essa mão-de-obra. Cargas horárias extensas, além das condições subumanas em que se encontravam. A luta por melhores salários, por melhores condições de trabalho e por uma carga horária menor. Mas a crítica do filme é com relação a essa exploração que nas idéias socialistas, se traduziria como por exemplo: num caso em que um operário trabalha muito para fabricar um certo eletrodoméstico, mas com o dinheiro que ele ganha no mês, nem mesmo dá para comprar.
    De acordo com a capacidade tecnológica da época, podia se perceber o quanto ”OS SENHORES BURGUESES” buscava inovações para que os trabalhadores mais produzissem sem menor perda de tempo, é nesse ponto também que podemos encaixar a LEI DA MAIS-VALIA, quando ocorre o aumento da produtividade pela introdução de tecnologia,é nesse momento, que o homem poderia ser substituído por máquinas. Máquinas essas que teriam que ser controladas por uma mão-de-obra específica, mais qualificada, fazendo com que muitos trabalhadores fossem dispensados. Em tempos atuais, essa mudança está quase que promovendo uma revolução, em que quem não for qualificado o suficiente para trabalhar em um “computador”, ficará de fora do mercado de trabalho.No entanto os senhores burgueses necessitavam de mão-de-obra qualificada e que produzisse cada vez mais. Mas eles não pensaram na possibilidade de que, produzir demais levaria a uma crise de superprodução. Diminuir preços não seria a melhor solução, seria uma desvalorização da força de trabalho empregada. E os salários? Como ficariam?
    Enfim, um filme que critica os modos de produção capitalistas, a má distribuição de renda e principalmente as condições de trabalho, em que se encontravam esses trabalhadores. Problemas que se passam ainda hoje e que se encontra muito no Brasil, sem citar as empresas em que os superiores usam e abusam do lucro retirado em detrimento dos funcionários e que ainda convivemos com a triste realidade dos baixos salários.

    maria katiane
    telecomunicações-eja

    ResponderExcluir
  22. No filme,vemos que nas primeiras cenas, observamos que a linha de montagem e o invento da máquina alimentadora desenvolvida para eliminar o desperdício de tempos de produção, tinham a finalidade de aumentar a produtividade das organizações enfocando apenas a realização das tarefas de forma rápida e eficiente, sem se preocupar com as limitações físicas e psicológicas do ser humano, trazendo com isso conseqüências graves como: a intensificação e especialização do trabalho do operário, o que acaba tornando desnecessária a sua qualificação e provocando no mesmo, lesões por realizar uma única tarefa repetidamente.Tempos Modernos mostra claramente a mecanização do trabalho e a desconsideração do elemento humano. A organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesmo. O Filme nos faz refletir e discutir todo conceito que a teoria científica trouxe, nos auxiliando a compreender todo o contexto e realidade da época.
    Capitalismo e Socialismo

    o Capitalismo é um sistema que separa o capital de trabalho e cujas relações são de dominação e exploração, ou seja: para que haja dominação e exploração é necessário que o trabalho de produção e o capital estejam separados. Para Marx, o modo de produção é a maneira como a sociedade organiza a produção de bens necessários para a sobrevivência.

    Desde a Antigüidade, algumas pessoas preocupadas com a vida em sociedade, pensavam em modificar as relações que o Capitalismo vinha causando. De acordo com Marx, ele critica o Capitalismo pela definição do interesse pelo dinheiro e pelos ganhos materiais como o principal motivo para a sobrevivência do homem.
    O sistema Socialista pode se caracterizar como um sistema em que não existe propriedade privada ou meios de produção particulares. A economia é controlada pelo Estado com o objetivo de promover a distribuição justa da riqueza entre todas as pessoas da sociedade.
    LAYSA KEYRE FREIRE JUSTINO
    TELECOMUNICAÇOES-IFET CE

    ResponderExcluir
  23. O filme TEMPOS MODERNOS de Charlie Chaplin, retrata de uma forma bem-humorada a sociedade capitalista,que estava surgindo no começo do século passado.Chaplin mostrou de forma clara o desejo incontrolável de ganhar dinheiro,dos patrões.A cena do filme que mostra isto é,quando Carlitos(Chaplin)trabalha intensamente sem parar diante de uma esteira que sempre estava aumentando a velocidade,fazendo com que o personagem tornasse uma parte da máquina.Ele era tão parte da máquina que,mesmo depois do serviço Carlitos não conseguia parar de fazer os mesmos movimentos que fazia durante o seu horário de expediente.Isto era o que Marx chamava de "alienação".
    Também podemos observar que no filme a relação entre as classes é bem distante e diferente mesmo elas fazendo parte da mesma sociedade, pois, enquanto Carlitos trabalhava em um ambiente precário e sujo, seu patrão ficava em uma sala confortável controlando tudo o que seus operários faziam.Essa relação era muito limitada, na visão de Marx porque os trabalhadores estavam dominados pela ideologia política dos patrões.
    Outro aspecto mostrado no filme de Chaplin é o conceito de capacidade tecnológica.Em uma das cenas do filme ele mostra uma máquina "revolucionária" que promete alimentar os operários de forma rápida para que eles voltassem a trabalhar rapidamente,com a responsabilidade de aumentarem a produtividade,assim dando maior lucro para os patrões.Isto era o conceito marxista da "mais-valia".
    Quanto a questão da utopia(teoria marxista),podemos observar que o filme relata os sonhos de Carlitos e da órfã,de poderem ter comida ,uma casa,boas roupas,isto é tudo o que o capitalismo não poderia oferecer à eles naquela situação de crise que atingira o país.A crise era tanta que algumas pessoas passaram a roubar para sobreviver, como o amigo da fabrica em que Carlito trabalhava.
    O filme nos mostra como o capitalismo era retratado em uma sociedade de 70 anos atrás(época em que o filme foi exibido).O mais curioso é que mesmo o filme sendo antigo,as desigualdades tão combatidas por Marx,e tão bem apresentadas por Chaplin, estão presentes em nossa sociedade até os dias de hoje.
    Barbara Leticia-edificações p8.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. O filme "Tempos Modernos" relata a triste consolidação do capitalismo, transparecendo todos os seus reais problemas diante da sociedade. De acordo com o contexto, Charles Chaplin revelou a real condição do ser humano enquanto subordinado, sendo notório afirmar que o capitalismo interfere, de forma negativa, no bem-estar da vida da grande massa da população mundial, já que baseia-se na discriminação social. O capitalismo ocasionou alguns devaneios no modo de agir e pensar dos seres humanos, que agora são altamente egocêntricos, flagelando a cultura e denegrindo tudo aquilo que um dia foi chamado de caráter. Dessa ótica, nota-se que o capitalismo gerou uma série de problemas agravados pelo comportamento humano.

    Após o fordismo, trabalho em série (movimento repetitivo), o empregado virou um ser alienado, já que executava um mesmo movimento por várias horas do dia. Essa alienação assim é descrita no filme, na cena em que Chaplin sai apertando todos os parafusos visíveis aos seus olhos.

    Naquela época, a mão de obra era barata e os trabalhadores viviam à beira da miséria. Trabalhando muito, ganhando pouco e vivendo sob constante opressão, era comum haver reivindicações acerca da melhoria dos salários. Só que é sabido que os grandes proprietários, donos das grandes empresas, só visavam seus lucros e nada mais. Tanto é que, no filme, há uma cena em que o presidente da empresa onde Chaplin trabalha se interessa em comprar uma máquina que otimiza o tempo do trabalhador durante o expediente, ou seja, não se permitia nem que o empregado tivesse tempo de almoçar tranqüilo.

    Dentre os conceitos de Karl Marx, surge a utopia, aquele frenesi das pessoas em sonharem com uma vida boa, tranqüila e confortável. Também relatada no filme, a utopia abrange todos aqueles sonhos metódicos em que cada um imagina a felicidade a seu modo.

    A dependência social é conseqüência da desigualdade entre as classes, possibilitada pelo capitalismo que inibe as oportunidades para os que realmente precisam e enfatiza-as para os que já as possuem.

    Marx sempre defendeu um novo sistema social, aquele que solucionava os problemas gerados pelo capitalismo, mostrando que cada indivíduo é igual ao outro e possui a mesma competência diante dos desafios. Ele foi criticado pelo seu radicalismo, já que por mais que o socialismo resolvesse parte dos problemas, ele também não era um sistema perfeito e possuía suas falhas.

    O que se sabe ao certo é que o capitalismo corrompeu a personalidade do ser humano, transformando-o num objeto voltado para o luxo e para o mundo material. São pouquíssimas as pessoas que agem de forma justa e priorizam a relação com o seu semelhante.

    A perfeição é desconhecida. Só o que se sabe é que nem um, nem o outro se aplicaria corretamente diante da sociedade. Há o palpite de que o mix entre os dois sistemas amenize a defasagem e apazigúe os problemas. Só um palpite...


    Natanna Karen Gurgel - P8 Edificações

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Pelo que foi observado a condição sócio-econômica dos funcionários era deixada para segundo plano sendo o único e real objetivo dos burgueses era que seus empregados aumentasse cada vez mais seu ritmo de trabalho e consequentemente sua produtividade.Só que esse novo processo produtivo só trouxe benefícios para os patrões.

    Enquanto que os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a trabalharem horas e horas sem parar , fato esse que deixava-os muitas vezes neuróticos e robotizados em função das condições de trabalho e do pouco salário estabelecido pelos empresários. E em virtude dessa insatisfação da classe operária surgiram os movimentos grevistas, que tinham como reivindicação, melhorias das condições salariais e de trabalho. Esses movimentos foram reprimidos pelos patrões, que acionaram as autoridades policiais, que cuidaram em reprimir o movimento e então o retorno das atividades nas fábricas.

    Apesar dessa situação adversa, o operariado sonha em ter sua casa própria, constituir família e participar da vida social. Só que na maioria das vezes esses sonhos não se tornam realidade porque a precária condição econômica e social imposta ao trabalhador não lhe permite atender suas necessidades pessoais e primordiais,como: as de caráter sociais, financeiras, habitacionais,educacional,etc. E o pior de tudo é que esses fatos até hoje, ainda fazem parte da vida de muitos , que são vítimas dos empresários gananciosos, que agem em nome do capitalismo selvagem, onde prevalecem os dados numéricos, estatísticos, financeiros e outros que venham satisfazer apenas seus próprios interesses.

    Concordo também com a afirmação da Natanna quando ela fala que o capitalismo corrompeu a personalidade do ser humano quando ele deixa seus próprios valores de lado para satisfazer suas vontades supérfluas tornando-se apenas um objeto do capitalismo.

    Raquel Mesquita-P8/Edificações

    ResponderExcluir
  28. Durante todo o filme Tempos Modernos nós
    podemos perceber concepções marxistas. Na
    fábrica onde Chaplin é operário, todos trabalham
    duro, negociando o único produto que tem: sua
    força de trabalho. Enquanto isso o empresário
    fica apenas a observá-los, sentado em sua sala,
    comendo e brincando com um quebra-cabeça. O
    pior de tudo é que o salário que o patrão paga,
    nunca é o que o trabalhador merece, já que é daí
    que o primeiro tira o seu lucro - Exploração.
    Com condições tão precárias de trabalho, ocorrem
    inúmeras revoltas e greves trabalhistas, em que
    a classe trabalhadora clama pelos seus direitos,
    mas sempre acaba sofrendo uma forte repressão.
    Chama atenção uma cena no filme onde Chaplin
    e sua amiga, sentados na calçada,
    imaginam como seriam suas vidas vivendo juntos
    e felizes com boas condições de moradia e emprego.
    Infelizmente eram apenas sonhos, mas sonhos estes
    que os motivavam a continuar em frente, enfrentando
    as dificuldades que o sistema impunha.

    Allan Douglas - P8 Edificações

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Segundo Marx, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema. Que era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais. Na cena do filme essas crises ficam claras como os trabalhadores que de algum modo fossem protestar contra seus patrões eram coibidos.
    Essas crises foram uma forma da população protestar contra o capitalismo. O excedente originado pelos trabalhadores acaba sempre nas mãos dos capitalistas, classe que fica cada vez mais rica as custas do empobrecimento do proletariado.
    O capitalismo seria atingido por crises econômicas porque ele se tornou o impedimento para o desenvolvimento das forças produtivas. Seria um absurdo que a humanidade inteira se dedica-se a trabalhar e a produzir subordinada a um punhado de grandes empresários. A economia do futuro que associaria todos os homens e povos do planeta, só poderia ser uma produção controlada por todos os homens e povos. Para Marx, quanto mais o mundo se unifica economicamente mais ele necessita de socialismo.

    Daniel Morais - P8/Edificações

    ResponderExcluir
  31. "Tempos modernos"
    O filme nos mostra detalhadamente, exemplos claros dos conceitos dado por Max.
    Logo no inicio damos de cara com o que seria a definição do sistema capitalista, lucro, mais valia, como é claramente exposto na cena em que o chefe propoe o uso de uma máquina para diminuir o horário gasto durante o almoço.
    Podiamos observar que o operário era tratado como máquina. Hora se um operário leva um ano para construir algo, não seria mais produtivo se este msm operário podesse executar apenas uma parte de seu trabalho porem em menos tempo?
    o personagem de Chaplin tem o oficio de apenas apertar parafusos, não podendo perder o ritmo da produção. Sem contar que para fazer apenas uma pequena parte do todo o operario não precisará ter capacitção, o que diminui o custo com mão de obra. Temos como resultado disso o conceito de Alienação.
    é fato que o capitalismo tem corrompido o homem (qnto mais se tem, mais se quer), sabemos que os ricos a cada dia ficam mais ricos, enquanto os pobres estão emersos a misérias cada vez maiores. Mas vejamos, será que issso é de fato culpa do capitalismo? Se analizrmos bem veremos que a Alienação que à entre a maioria das pessoas é que é responsável por todos esses problemas, é fato que no capitalismo sempre haverá desigualdade, mas querer mudar o sistema talvez não seja a mágica que vai fazer o mundo melhorar, O sedentarismo de muitas das pessoas não deixa que isso aconteça.

    Antonia Jéssica
    P8 Edificações

    ResponderExcluir
  32. Jonny Carvalho

    O filme Tempos Modernos aponta bastante para as situações reais do mundo em que vivemos, ele mostra exatamente o que é abusivo no regime trabalhista, onde na época as pessoas trabalhavam muito e ganhavam pouco. Mostra a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, deixando em forte evidência a exploração através de exagerada carga horária de trabalho, produção apenas aumentando, e as condições subumanas a que essas pessoas eram expostas nos seus locais de trabalho. Mostra que essa luta por carga horária menor aumenta de salário e boas condições para trabalhar não existe há pouco tempo, mas desde a Revolução Industrial. O filme salienta bastante que a exploração era grande para que a produção aumentar-se, portando o salário que essas pessoas recebiam por seu trabalho, muitas vezes nem sequer podia pagar o preço do produto que produziam, o que sem dúvida podia ser considerado como algo bem injusto, promovia também a total alienação do trabalhador. Também fala um pouco a respeito da troca de trabalho humano pelo trabalho de máquinas, onde haveriam muitos dispensados após adotarem a esse método de trabalho. Não é tão diferente nos dias de hoje, no Brasil ainda tem muito trabalho escravo escondido por ai, e precisando ser descoberto para que a justiça com as pessoas que trabalham em péssimas condições submetidas a péssimos salários sejam de alguma forma beneficiadas.

    ResponderExcluir
  33. O filme nos mostra a dificuldade cotidiana de sobreviver no sistema que estamos inseridos, dedicando horas e horas do dia,sem lazer,com uma má remuneração, onde o trabalho acaba se tornando uma coisa tediosa.A relação entre empregado e patrão é turbulenta, cheia de insastifação do trabalhador pelas más condições da fábrica e pela exploração onde o patrão só visa o lucro, e cada vez quer mais e mais.É dificil realmente o socialismo se sobrepor sobre o capitalismo, porque já existe uma forte ideologia material sobre as pessoas,o homem quanto mais tem, quer ter mais e ninguém abriria mão de seu conforto material.Apesar das dificuldades temos oportunidade de construir uma carreira e melhorar a nossa qualidade de vida, isso é que todas as familias aspiram é o que as mães denesejam para seus filhos.JAQUELINE BATISTA TELECOMUNICAÇÕES (EJA)

    ResponderExcluir
  34. No filme vimos bem claro tudo que marx fala so bre o capitalimo, diz que a sociedade é divida em duas classes: proletariado( os tralhadores explorados) e burguesia( os donos dos bens). O dono da empresa nunca paga o salario de seu funcionario pelo que ele produz, paga uma quantia certa, sempre o trabalhador produz mais e nunca tem remuneraçao e quando tem quantia é baixa.Tambem com a revoluçao industrial as maquinas passaram a substituir o trabalho do ser humano.Podemos ver no filme que o trabalho de chaplin era aperta os parafusos, mais a maquina pruduziu tao rapido que as vezes que dava uma folga ele saia do ambiente de trabalho alienado, e nao poderia ficara parado, pois o patrao naoo pensa de forma nenhuma no empregado, pois quando ele saiu para fumar, o chefe ja foi logo chamando. A cada produçao o burgues vai aumentando seu lucro cada vez mais, e o trabalhador com o mesmo salario.o Bugues nao aceita os seus trabalhadores reinvindicar melhores condiçoes de trabalho, aumento salario, eles vao logo para repressao.Com o capitalismo gera a pobreza uns com tantos e outros sem nada, muitas pessoas morrendo de fome, e outras extragando comida.O capitalismo gera briga, uns querendo ser mais do que os outros.
    isabela dos santos barbosa- tele.-noite-s2

    ResponderExcluir
  35. O filme Tempos Modernos mostra como era a vida do pobre trabalhador Carlito, que trabalha em uma grande empresa industrial, mas por motivos de exploração e desrespeito ao ser humano nas condições de trabalho ele acaba perdendo a paciência e fazendo besteira ele é demitido e internado em um hospital para recuperação, sem querer se transformar em líder grevista onde é preso, mas por uma boa ação ele é solto, enquanto andava na rua conheceu uma jovem órfã por quem se apaixonou. O filme mostra como é difícil a vida das pessoas para conseguir um trabalho e realizar o sonho de ter pelo menos uma casa. Os Empresários a cada dia ficavam mais ricos, pois aumentavam o ritmo de produção forçando os trabalhares a trabalhar mais para maior lucro da empresa mas por outro lado os pobres operários continuavam com o seu mesmo salário. O filme retrata o mundo do Capitalismo, Karl Marx era contra o sistema Capitalista, pois as formas pela qual as pessoas trabalhão no capitalismo geram formas de exploração da classe empresarial sobre a classe trabalhadora, empresários lutando por mais lucros contra trabalhadores lutando por uma vida melhor, é o que Karl Marx define por luta de classe.
    IFCE –Telecomunicações-eja Maria Odiléia

    ResponderExcluir
  36. De acordo com o que foi visto no filme pode-se perceber que o filme de Charles Chaplin traz uma série de críticas referentes ao tratamento à classe trabalhadora (em termos da teoria marxista) e aos burgueses (donos dos meios de produção que “exploravam” essa mão-de-obra, que era miserável, que trabalhava muito para cada vez mais aumentar a produtividade nas suas empresas). Cargas horárias extensas, compromisso de estarem produzindo mais e mais, além das condições subumanas em que se encontravam. A luta por melhores salários (que eram baixos), por melhores condições de trabalho (os recintos eram imundos, as máquinas de manuseio perigoso etc.) e por uma carga horária menor, sempre foram uma constante, desde os tempos da Revolução Industrial. Mas o corpo da crítica de Chaplin no filme é com relação a essa exploração, que, nas idéias socialistas, se traduziria, por exemplo, num caso em que um operário trabalha muito para fabricar um automóvel ou eletrodoméstico, mas com o dinheiro que ele, com o suor do seu rosto, ganha no mês, nem poderá comprar o mesmo. Assim, vê-se que a crítica ao modo capitalista nesse fato de justifica. O mesmo ocorre hoje, sem grandes diferenças.

    Ana Raquel Costa Pereira--P8 Edificações

    ResponderExcluir
  37. Como nosso colega Sairon Zacarias já comentou, o filme Tempos Modernos retrata muito bem o problema do desemprego em massa durante o século XX. Em termos genéricos, a produção em massa de bens de consumo foi a principal causadora dessa crise.
    É fato que o capitalismo trouxe um desenvolvimento imenso à Humanidade. A busca pela aceleração dos meios de produção trouxe uma ampliação imensa no ramo das tecnologias. Novas mídias são criadas a todo o momento nos grandes centros industriais por todo o mundo e tudo isso está inteiramente ligado ao capitalismo. No cotidiano as pessoas estão a todo instante se utilizando de artifícios tecnológicos para terem suas vidas facilitadas; desde carros às escovas de dentes elétricas; de geladeiras a instrumentos médicos de altíssima precisão... Deste modo, é extremamente injusto tratar o capitalismo como apenas um vilão já que ele trouxe a facilidade tão ansiada.
    Entretanto, o Capitalismo tem suas falhas. Todo esse desenvolvimento fornecido pelo capitalismo tem um custo para se tornar real; e para ser consumido também. Exemplificando, o trabalhador assalariado que passou o mês fazendo o acolchoado de 30000 carros não tem o dinheiro necessário para comprar o que ele mesmo produziu. E essa é a grande contradição do Capitalismo. Ou seja, para Marx o trabalho é o ente responsável pela socialização do homem e por conseguinte à humanização do mesmo. Porém o capitalismo trata o Trabalho como fonte de renda apenas, sendo visto assim por Karl Marx como algo alheio ao homem, por não lhe trazer nada humanamente característico. Deste modo se pode dizer que existe sim o desenvolvimento tecnológico, porém ele é desfrutado por uma parcela seleta da humanidade. Aquela parte da sociedade que por este ou aquele motivo consegue ter uma maior arrecadação de capital.
    O comentaria da Sofia foi muito pertinente, principalmente com relação à miscigenação do capitalismo com o socialismo. Por diversas vezes se foi perguntado se o socialismo sobreviveria diante do capitalismo, eu acredito que a pergunta que se deve ser feita é até quando o Homem sobreviverá ao capitalismo.
    Pois o capitalismo que outrora fora tão necessário para o desenvolvimento científico agora é responsável pela desumanização da humanidade de forma lenta e gradativa, levando o homem de volta ao pensamento não social (individualista) característico da pré-história.

    Felipe Rodrigues de Oliveira - P8 Edificações

    ResponderExcluir
  38. O filme assitido em sala, é um retrato do começo da desigualdade social instalada hoje em todo o mundo.Pois traz a continuação da Revolução Industrial, que é o início do Capitalismo, com a modernização do maquinário para as fábricas daquele tempo. Com isso é notório a massa de desempregados da época, uma vez que a máquina fazia o trabalho de vários homens; consequentemente começam as crises, greves e manifestações por parte dos operários.
    A relação patrão/operário era difícil, pois os últimos estavam submetidos à péssimas condilções e ambienete de trabalho, ao passo que o dono da fábricas nao faziam nada para melhorar essas situação. Os trabalhadores eram obrigados a enfrentar jornadas exaustivas, e ainda produzir muito se quisessem continuar com o cargo. As greves e os problemas sociais foram seguidos de repressões políticas, o que foi agravando o momento de tensão!

    Hoje, estamos vivendo realidade semelhante. Na qual há muito desemprego, famílias pasando por inúmeras dificuldades, isso significa que estamos alienados quanto nossa atualidade, tal como dizia Karl Max, ou seja, os problemas vão surgindo e nossa sociedade nao muda porque nao fazemos absolutamente nada. O que acarreta o fenômeno "bola de neve", cujo grande agente são os fatores do capitalismo, sistema de economia que impulsiona sem dúvida, mas que aumenta o desnivelamento social.

    Sâmia Guerreiro Chaves. P8-Edificações

    ResponderExcluir
  39. O filme relata o,que aconteceu na crise de 1929, que levou grande
    parte da população ao desemprego e à fome.É uma crítica à "modernidade" e ao
    capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é
    engolido pelo poder do capital,sendo assim explorado e perseguido por
    suas idéias "subversivas".

    Jéssica Ronielly Rufino Pontes

    ResponderExcluir
  40. O filme relata o,que aconteceu na crise de 1929, que levou grande
    parte da população ao desemprego e à fome.É uma crítica à "modernidade" e ao
    capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é
    engolido pelo poder do capital,sendo assim explorado e perseguido por
    suas idéias "subversivas".

    Jéssica Ronielly Rufino Pontes - P8 DE EDIFICAÇÕES MANHA

    ResponderExcluir
  41. O filme mostra e explosão do sistema, no caso o capitalismo, o que fazia com que o homem pensasse menos e se tornasse apenas um mero apertador de parafuso, o que não ocorre nos dias de hoje, no qual o homem é sim facilitado pela tecnologia mais para que isso se torne possível é preciso o domínio da mesma logo, a busca por mais conhecimento tentando assim se diferenciar dos demais. O sistema é sim cruel e implacável mais não acredito que ele seja o único responsável por todas as patologias do mundo se torna apenas mais um agravante. Não sou a favor do socialismo mais tenho que concordar que a mescla entre os dois sistemas seria o ideal.


    Lucas Barreto Forte
    P8 - Edificações

    ResponderExcluir
  42. O filme de Charles Chaplin traz uma série de críticas referentes à relacao classe trabalhadora (o proletariado, em termos da teoria marxista) e aos burgueses (donos dos meios de produção que “exploravam” essa mão-de-obra, que era miserável, que trabalhava muito para cada vez mais aumentar a produtividade nas suas empresas). Cargas horárias extensas, compromisso de estarem produzindo mais e mais, além das condições subumanas em que se encontravam. A luta por melhores salários (que eram baixos), por melhores condições de trabalho (os recintos eram imundos, as máquinas de manuseio perigoso etc.) e por uma carga horária menor, sempre foram uma constante, desde os tempos da Revolução Industrial. Mas o corpo da crítica de Chaplin no filme é com relação a essa exploração, que, nas idéias socialistas, se traduziria, por exemplo, num caso em que um operário trabalha muito para fabricar um automóvel ou eletrodoméstico, mas com o dinheiro que ele, com o suor do seu rosto, ganha no mês, nem poderá comprar o mesmo. Assim, vê-se que a crítica ao modo capitalista nesse fato de justifica. O mesmo ocorre hoje, sem grandes diferenças.
    Antonio Frederico
    s2 - Telecomunicacoes

    ResponderExcluir
  43. Ao ver o filme "Tempos modernos", enchergamos claramente a critica que Chaplin faz ao capitalismo, desde quando ele faz a comparação dos trabalhadores com animais, mostrando o valor que eles tinham para a sociedade capitalista, passando pelo conceito da mais-valia, no momento em que o dono da empresa tenta criar uma máquina que alimenta o operário sem seus esforços, para tentar acabar com o horário do almoço e assim ganhar tempo na produção e consequêntimente lucros, depois mostra que a relação do patrão com o trabalhador é de total desigualdade (patrão manda e empregado obedece), até o momento em que ele retrata a realidade do desemprego a da fome por conta do capitalismo.
    Levando em consideração as criticas feitas por Chaplin e analisando os problemas mostrados no filme conclui-se que o capitalismo ainda existe, e está muito bem definido na sociedade atual, e vivendo essa realidade acreditamos que talvez esse não seja o sistema mais adequado, uma vez que ele gera tanta desigualdade, e que se o cidadão não o acompanhar ele será engolido.

    Felipe Lopes. P8-Edificações

    ResponderExcluir
  44. o filme mostra que o operario era visto como uma máquina de fazer lucro por seus patroes com um trabalho exaustivo,sem um sálário digno.acho o capitalismo um sistema injusto,pois vc vale o que tem.muitas vezes o que importa é o q vc pode produzir.carla costa P8 edificações

    ResponderExcluir
  45. Valeu meninos!
    Gostei muito dos comentários e discussões elencadas a partir das reflexões e conceitos marxistas. Tendo por base o capitalismo, será que estamos vivendo na eras das incertezas como diz Edgar Morin? Tenham por referências as violência, vida, exclusão, fome tomadas como banalidades; a inversão dos valores e constituições familiares e todo o movimento tecnológico que nos aprisiona, lubridia e escraviza.
    Boa reflexão.
    Profa. Cydnara Ximenes

    ResponderExcluir