terça-feira, 24 de novembro de 2009

Educação, Valores e Emancipação

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos os riscos sobre ele".
(Hanna Arendt)
Olá!
Acreditando que para "educar", precisamos ser inicialmente "bem educado" para desenvolver tal função... Mas como definir uma 'boa educação'?
Iniciamos nossa vida social dentro do contexto familiar quando nos relacionamos e desenvolvemos as mais diversas atividades sociais (brincadeiras, ir a festinhas, aproximar-se de coleguinhas, passear na rua...) orientadas e referenciadas pela família (seja mãe, pai, irmão, tios, primos...). A escola, surge como segundo ambiente socializador capaz de orientar as atividades educacionais (conteúdos sistematizados e orientados pelo curriculo escolar), estimular e efetivar a orientação baseada nos valores humanos (respeito, amizade, solidariedade, cooperação...) com o objetivo final; além de garantir a apredizagem, utilizá-la a favor do seu crescimento e emancipação educacional e social.

2 comentários:

  1. Educação nasce do berço!!!
    Vemos constantemente na sociedade que dependendo da classe social um individuo é bem aceito ou n por determinadas pessoas.A escola vem sim como segundo ambiente que pode ou não melhorar a viad de um individuo. Mas a familia é o mais fundamental!

    ResponderExcluir
  2. Igor Italo - P8_edificações

    Educação com certeza vem do berço.
    É ótimo para qualquer pessoa nascer em uma familia bem estruturada, ser planejado, educado todos esses papéis que a familia exerce na educação. A escola como dito acima vem, na minha opinião, para aperfeiçoamento do que a gente aprende em casa e em outros locais que frequentamos, e também para nos dá uma carreira acadêmica, porque hoje ninguém vive sem ela. Vivemos hoje em uma sociedade preconceituosa que só consegue ver interesse nos outros, o engraçados é que esses tempos "PRIMITIVOS" já passaram mas o pensamentos das pessoas parece que não evolui junto com o tempo. A educação de ambas as partes,familia e escola, deveria ser mais voltada a valores como confiança, cúmplicidade, amizade entre outros. Só que somos "ADESTRADOS" a passar no vestibular porque senão nossa vida será ruim.
    A nossa sociedade está entrando em uma fase que ao invés das coisas melhorarem, elas estão tomando proporções exageradas.
    Exagerei um pouco mas é o que eu penso!

    Vlw Professora'

    grande abraçoooo'

    ResponderExcluir